A Carta da Terra

17 de setembro de 2009
Conheça agora um pouco mais do Documento síntese do avanço da Consciência Planetária.


Ela contém os elementos básicos de Princípios e Valores para um Futuro Sustentável

Estamos num momento crítico da História, de grandes promessas trazidas pelos avanços da ciência e da tecnologia, mas também dos grandes perigos: guerras, injustiça social e econômica e ameaças ambientais.

Trata-se de um novo momento em que a Humanidade precisa decidir seu destino.


A Carta da Terra é um instrumento para lidar com estes temas e estimular as mudanças que se fazem necessárias para assegurar um Futuro Sustentável.


Ela é fruto de conversações feitas, durante mais de uma década, em nível mundial, respeitando METAS COMUNS E VALORES COMPARTILHADOS pelas diversas culturas.



PRINCÍPIOS BÁSICOS DA CARTA DA TERRA


Respeitar e cuidar da comunidade de vida
Garantir a integridade ecológica
Justiça social e econômica
Democracia, não-violência e paz



l. RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE DE VIDA
... em toda sua diversidade, construindo sociedades democráticas, justas, participativas, sustentáveis e pacíficas, garantindo as dádivas e a beleza da Terra para as atuais e futuras gerações.



II- GARANTIR A INTEGRIDADE ECOLÓGICA
...com prevenção dos danos ao meio ambiente, postura de precaução quando o conhecimento é limitado, adoção de padrões de produção, consumo e reprodução capazes de proteger as capacidades regenerativas da terra, os direitos humanos e o bem estar comunitário.



III. JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA
... com erradicação da pobreza, garantia dos direitos humanos sem discriminação de sexo, raça/etnia e cor, idade, religião ou país, procurando para todas as pessoas um ambiente natural e social capaz de propiciar dignidade humana, saúde e bem estar corporal e espiritual.


IV. DEMOCRACIA, NÃO-VIOLÊNCIA E PAZ


...com transparência e prestação de contas dos governos, participação inclusiva da sociedade civil na toma da de decisões, acesso à justiça, educação para todos, respeito e consideração para todos os seres vivos, promoção da cultura de tolerância, não-violência e paz.




Isto requer MUDANÇAS NA MENTE E NO CORAÇÃO.




Como nunca antes na história, o destino comum nos conclama a buscar um NOVO COMEÇO. Para os que se comprometem a adotar e promover os Valores e Objetivos contidos na Carta da Terra, tal renovação é a proposta que ela contém.



Para que:
“o nosso tempo seja lembrado ... pelo despertar de uma nova reverência face à vida,
... pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, ... pela intensificação da luta em prol da justiça e da paz , ... e pela alegre Celebração da Vida.”

0 comentários: