ecoclubes

Voluntários de coração... e apaixonados por meio ambiente!
Essa frase pode explicar melhor os Ecoclubes, que constituem um movimento internacional de jovens que promovem a participação cidadã.




Um breve histórico dessas organizações

Este movimento teve origem na Argentina, em 1995 e chegou ao Brasil em 1999, na cidade de Toledo. Atualmente a Organização Estadual de Ecoclubes do Paraná é a instância organizativa que responde pelo movimento no Brasil e conta com nove grupos oficializados no Estado, e mais dois grupos em Minas Gerais e Espírito Santo. Em âmbito internacional, 17 países compõem a Rede Internacional de Ecoclubes, sendo 16 deles situados na América Latina e um na Espanha.
Como foi dito, no Brasil, o Movimento dos Ecoclubes iniciou em julho de 1999. Sua sede foi inaugurada oficialmente em 26 de junho de 2000 durante a realização da primeira Reunião Panamericana da Rede Municipal de Atenção Primária Ambiental.
Em março de 2002, foi realizada em Toledo, a 1º Escola Estadual de Ecoclubes com a participação de representantes de todos os grupos oficializados. O principal objetivo do movimento é construir um espaço de socialização de experiências que nos converta no motor do presente, para conseguir mudanças de atitudes da população em relação ao meio que a rodeia.

 O nosso grupo e a Organização

O grupo A.M.A.R. usa a expressão “Ecoclube”, mas na verdade, por fatores estruturais e organizacionais, ainda não é reconhecido frente à RIE - Rede Internacional de Ecoclubes. Apesar de desenvolver praticamente as mesmas atividades de um Ecoclube Oficial, somos enquanto entidade, membros da Rede de grupos ambientais do Vale do Ivaí, a ECOVALI, que abrange 14 municípios dessa região, situada no norte do centro do Estado do Paraná.

Acesse o site da Rie - Rede Internacional de Ecoclubes e saiba mais sobre os Ecoclubes!